HOME   -   DIRETORIA   -   CONVÊNIOS E SERVIÇOS   -   ESTATUTO   -   BOLETINS SINTSERPI   -   CONTATO

  NOTÍCIAS | Fique ligado nas notícias Sintserpi
 
 

SERVIDORES DE IPATINGA DECIDEM PELA GREVE GERAL
 


 
Em Assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga ocorrida ontem, 20/02, os servidores do município, por unanimidade, decidiram pela GREVE GERAL, a ser iniciada na segunda-feira, 25/02. A decisão da categoria se deve à intransigência da administração do prefeito Nardyello Rocha em não dialogar e não receber o Sindicato para tratar sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Durante a agenda de reuniões setoriais, já era notável o sentimento de luta no servidor, em busca de seus direitos. Uma pauta de reivindicações extensa foi entregue à administração e nunca o Sindicato foi chamado para conversar e discutir seus pontos. A greve é uma forma de exigir que se instale uma mesa de negociação e que o Sindicato e a administração pública destrinchem essas inúmeras necessidades imediatas na vida do servidor.

Urgências

A categoria aguarda o pagamento das férias atrasadas e sofrem com a perda inflacionária. A prefeitura alega crise financeira a partir de 2016 más, de acordo com o Portal da Transparência, a receita do município vem crescendo de ano a ano:

Ano Receita
2016 616.522.262,47
2017 621.543.109,41
2018 644.608.970,16

A administração afirma, ainda, o comprometimento da folha de pagamento em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, o que os dados do Portal também desmentem:

Ano Comprometimento da folha

2016 50,51%
2017 43,64%
2018 48,04%

“Sem fazer esforço algum, a prefeitura tem condições de recompor, no mínimo, a inflação de 2018”, comenta a Presidente do Sintserpi, Marcione Menezes.

Cabide de emprego

Importante destacar que uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) transitou em julgado no dia 08/10/18 determinando que os cargos de livre nomeação se restrinja aos agentes políticos secretários adjuntos. Os demais cargos comissionados deverão ser compostos por concurso público. O cumprimento desta ordem corresponde a, no mínimo, uma economia de 6 milhões ao ano, que poderia ser usado para equacionar a dívida do município com o trabalhador.

A prefeitura tem até meados de 2019 para cumprir esta Ação. Prazo este para realizar as substituições e evitar a interrupção dos serviços, o que prejudicaria a população. O trabalhador espera que o prefeito tome as providências o quanto antes, acabando com o cabide de empregos e valorizando o servidor.

Greve

Desde maio/18 o Sintserpi tenta estabelecer uma mesa de negociação com o executivo, sem sucesso. Não é desejo do servidor prejudicar a população, mas muitas vezes o trabalhador precisa usar de ferramentas mais enérgicas para se fazer ouvir, por isso a decisão pela greve.

Infelizmente, o prefeito Nardyello Rocha prefere fazer lives e desfilar pela cidade em troca de governar e resolver os problemas da cidade. Conforme Marcione, para o Nardyello administrar a Câmara era fácil, pois lá não falta recurso financeiro, o número de servidores é menos 1% em relação aos servidores da prefeitura e a função do vereador é apenas fiscalizar o executivo e propor leis que visem a melhoria das condições de vida da população. “Dizer que é bom administrador com dinheiro suficiente para devolver ao município é fácil”, conclui.

SINTSERPI: Base Unida, Sindicato Forte!




Data: 21/02/2019

 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior