HOME   -   DIRETORIA   -   CONVÊNIOS E SERVIÇOS   -   ESTATUTO   -   BOLETINS SINTSERPI   -   CONTATO

  NOTÍCIAS | Fique ligado nas notícias Sintserpi
 
 

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SINDICAL PROMOVE DEBATE IMPULSIONADOR DE IDEIAS
 


 
O auditório do SINTSERPI foi sede de um rico bate papo, motivador e fomentador de atitudes e novas concepções e compreensões da necessidade de organização do trabalhador. Ocorrido no último dia 25, o Seminário de Formação Sindical trouxe informações, entendimentos e trocas de ideias sobre a Organização por Local de Trabalho (OLT) e Assédio Moral.

Stefânio Marques, representante do Sindicato dos Metalúrgico de Belo Horizonte, começou sua fala destacando que a classe trabalhadora vende sua mão de obra barata e continua sendo massacrada pelo patrão, que tenta tirar os poucos direitos que o trabalhador tem. “Os cortes de benefícios são para tentar matar os sonhos que queremos construir”, explica.
Miltinho, representante do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, reforçou que a organização por local de trabalho não existia há tempos atrás, mas que o assédio moral já existia. “Os sindicatos revolucionários, que não tinham interventores ligados aos patrões, surgiram da necessidade de rever as relações de trabalho e a defesa do trabalhador com seus direitos”, completa.
Os convidados, junto à Diretoria do Sindicato, deixaram os participantes a vontade para debater e colocar sua opinião durante as discussões. A presidente do SINTSERPI, Marcione Menezes, reforçou a necessidade de que os servidores se façam presentes, que participem para entender que a lógica do Sindicato é apoiar os anseios do trabalhador e que ele é o único instrumento de luta que a categoria tem. “A OLT- Organização Local Trabalho é a base que toda equipe deve ter para troca de experiências e suporte mútuo. O trabalhador tem que entender a importância do coletivo, da união de forças e do companheirismo para que a luta seja digna e vitoriosa”, concluiu.

Ainda em meio ao debate, Stefânio destacou que a reforma trabalhista está aí para acabar com a força do Sindicato, porque acabando com sua autonomia, o trabalhador não tem mais representação. Ele ainda disse para os presentes que não existe meritocracia em uma sociedade desigual, que as oportunidades são para poucos e querem que poucos cheguem ao sucesso.

Depois de aberto espaço para fala dos participantes, muitos representantes de setores da Prefeitura de Ipatinga deram seus depoimentos, relatando experiências e casos ocorridos em seus locais de trabalho. Servidores que mostraram seus exemplos de luta contra assédio e desmandos, que contaram detalhes sobre como a união de uma equipe pode fortalecer um ambiente e que são prova de que a sindicalização é a única forma de mudar o que não está certo.

Sintserpi: Base Unida, Sindicato Forte!




Data: 27/08/2018

 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior